O "Achados...dali e daqui" é uma coletânea de tudo que é agradável aos meus olhos e ao meu coração.
Letras, palavras, sentimentos e imagens que fui colhendo e guardando.
Sabe aqueles baús e caixas em que vamos guardando um monte de coisas que nos interessam e nos inspiram, e que um dia resolvemos organizar?
Foi assim que nasceu o "Achados.. dali e daqui".


segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Luz natural invade a casa

"A casa tem de ser invadida pela luz, tem de ser acalentadora no inverno e fresca no verão."
Frase dita pela dupla de designers canadenses GeorgeYabu e Gleen Pushelberg.

A iluminação natural traz leveza, fluidez e conforto deixando os ambientes aconchegantes.
Aproveitar da melhor maneira possível este presente que nos foi dado é o pensamento do dia. Alguma mágica, certamente que não. Apenas devemos recorrer aos profissionais da área (arquitetos e engenheiros) para que encontrem a melhor solução. São eles que irão propor as soluções para cada caso, seja através da ampliação dos vãos das janelas e portas, panos de vidro, rasgos nas paredes, iterligação entre o exterior e o interior, bay-windows, enfim o que estiver de acordo com o seu projeto.


Uma ótima dica para quem tem uma área mal aproveitada na lateral ou nos fundos da casa, é fazer um ambiente com fechamento e pérgula (corbertura) de vidro, policarbonato ou outro material indicado para esse fim. Quando a questão é aumentar não só o espaço como também a iluminação dos comodos uma solução interessante, charmosa e barata é a Bay- Window.
O fechamento ou rasgo com vidros proporciona uma visão agradável do exterior, uma interligação entre os ambientes e a narureza.


Vidros deixam a luz natural entrar, invadido os ambientes.




A iluminação zenital (abertura localizada na cobertura de uma edificação) traz a luz natural ao ambiente. Ela é muito utilizada em corredores e escadas, mas é um recurso que pode ser usado em qualquer comodo.
As clarabóias iluminam e decoram os espaços fazendo com que a luz se espalhe.




Pensando na privacidade e no conforto, é necessário "equilibrar" a luz natural que entra nos ambientes dependendo de sua função. Para isso use micro-persianas, toldos, cortinas, tela solar, que vedam o calor sem impedir a iluminosidade. Alguns modelos permitem um controle mais preciso, você regula a quntidade de luz que vai entrar. Este controle pode ser automatizado, o que é necessário quando as aberturas são grandes e o pé-direito alto, ou siplesmente por ser mais confortável.




Para terminar, a imagem de um espaço que está sendo construído. Só para imaginar...


Imagens: Reprodução
Via: casatreschic, desiretoinspire, evasabbado, lauracaseyinterioirs, livingdesigland, myidealhome, onetogo, prettyspace, sweetpainteddreams, thefrencheye

3 comentários:

  1. Oi Luciana,
    Estou retribuindo a visitinha lá no meu blog e te dizer que eu adorei tudo por aqui, tem tanta coisa que eu gosto!Adorei as dicas de organização e também as dicas de decor!Já virei sua seguidora e vou aparecer sempre para me inspirar com as belas imagens!As imagens desse post também são maravilhosas, a luz natural é sempre bem vinda e ilumina tudo, inclusive a vida!Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana querida
    Que lindo post!
    Amei!
    Voc~e trm muito gosto!
    Beijinhos

    ResponderExcluir